As opções em tecnologia para restaurantes são muitas e boas, envolvem instalações, equipamentos, produção, cardápios, atendimento, promoções, sistemas de antecipação, estoque frio, fluxogramas, compras e administração. Para abrir novos caminhos e ter insights diferenciados, a tecnologia tem uma sugestão em cada segmento. Ela é fundamental aos novos projetos, mas deve-se entender que sozinha pouco se garante. São as pessoas envolvidas que contam, a começar pelo próprio investidor.
Existem 4 níveis naturais de atuação, tanto para técnicos como os investidores, que começam como iniciantes, passando a praticantes, chegando a professores e indo ao raríssimo nível dos artistas.
Normalmente se parte no admirável entusiasmo no espírito dos iniciantes, que diminui naturalmente aos poucos, com a descoberta da nova vida como ela é. Os acidentes do dia a dia são ótimos professores quando os alunos são bons. O aprendizado é derivado de um senso de responsabilidade próprio, da presença nos momentos críticos e de ações ponderadas. No entanto, existe a turma dos iniciantes eternos, que copiam pela metade, combinam e fazem diferente, prometem sem cumprir e acham a culpa nos outros.
O segundo nível é onde a repetição dos acertos levam a impactos menores e tornam a vida dos praticantes mais fácil. Por medo de errar, alguns podem se tornar resistentes a riscos ou novidades, fazendo mais do mesmo e parando de evoluir. Para se evitar essa armadilha se procura por novidades, se aprende um novo detalhe em cada uma e se eleva a um patamar mais técnico, com pitadas até de alguma ciência. Os professores atuantes do ramo, por exemplo, transitam nesse terceiro nível.
Os dados científicos de maneira geral representam o nível mais elevado em qualquer assunto, embora já se constate que são insuficientes em alguns soluções. As pessoas e a natureza são diferentes das máquinas e os mesmos inputs levam a respostas diversas ou reações totalmente inesperadas. Quando a lógica fica insuficiente para se entender o que está acontecendo, surge o mundo quântico, com a interligação de tudo e de todos através do que chamamos de erros e acertos. Neste nível vivem os artistas, pouco percebidos, que buscam com estilo o ponto de equilíbrio de um novo mundo.
É comum numa equipe de projetos haver representantes de cada nível e nas primeiras reuniões já se nota um entendimento diferente para as mesmas coisas. Até expressões comuns no ramo como memorial descritivo, ficha técnica, equipe de steward, mise en place, grab n go, sous vide e estações de trabalho, tem significado diverso em cada nível. Em cada nível existem também os sonhadores, que nos levam aos lugares mais estranhos para pensar. Os sonhadores podem ser encarados como a parte saudável da loucura, uma vez que sem sonhos não se vai a lugar nenhum.
Que um negócio de alimentação precisa gerar benefícios e lucros todos sabem, A finalidade do projeto é prever como fazer essa mágica, onde, quando e para quem. Nesse ponto é que surge a nova mentoria de projeto, para alinhar os objetivos e a tecnologia em um investimento naturalmente mais sólido. aurelio@precx,com.br